segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Quanto vale uma comunidade virtual?

Fas do Igor Cotrim foram além do óbvio: torcer por ele no reality show "A Fazenda 2" da Rede Record.

Ao perceberem que informações estavam sendo manipuladas pelo dono das comunidades do reality no orkut, inclusive na do Igor, com 33 mil membros, deram o alerta. Inexperiente em realityies, eu só pude ajudar ouvindo, mediando e interagindo. Como produtora, fornecendo informações a respeito do trabalho dele e dos Beep-Polares.

A solução foi dada por uma fã que criou uma comunidade dissidente e rapidamente angariou outros fãs. O desafio foi grande! Sem medo de comprar briga com quem estava em maioria, convidaram todos quantos puderam para se juntar à nova comunidade.

Em comunidade emergidas na rede, ambiente de tantas 'crises de identidade' e propício à criação de várias identidades, os famosos 'fakes'... nao faltou gente para tentar atrapalhar, dissuadir, desestimular. A permanencia na comunidade do Igor, depende do que as fãs estabeleceram como sendo 'o padrão Igor de qualidade'. Nao e permitido atacar, ofender ou desrespeitar, nenhum dos participantes do reality, fas de outros participantes e muito menos membros de outras comunidades. Se alguem posta algum comentario ofensivo grave, e prontamente expulso. Todos respeitam!

Sentem-se ligados ao Igor por motivos debatidos diariamente em tópicos de discussões que são criados livremente pelos membros de acordo com o que acontece no reality ou que vêm do trabalho dele. E tudo é motivo!

Na comunidade que nasceu de forma espontânea e legítima, em apenas 4 semanas já tem 1.422 membros e cresce diariamente. Organizados, discutem cada passo, e mesmo divergindo aqui e ali, sempre chegam a um consenso e tudo é decidido de forma democrática. A estrategia e simples: Enquanto fas de outros participantes se atacam por causa das intrigas que acontecem dentro do reality, eles buscam conhecer o trabalho artístico do Igor e gostam cada vez mais dele, cada vez votam mais pela permanência dele.

A comunidade vem realizando mutirões de votação de 24h a cada vez que o ator vai para a berlinda, 'a roça'. Até agora ja venceram todas batalhas diretas e também as estratégicas, pois mesmo com o Igor livre da berlinda, fizeram mutirões para tirar participantes considerados fortes concorrentes. Até agora não perderam nenhuma batalha. A comunidade é tão forte que é sempre citada como decisiva, em blogs e até no site da produção do programa.

O reality que começou com quatorze fortes participantes, como o nadador Xuxa, a dançarina Sheyla Mello, a apresentadora Maria João Abujanra, todos já eliminados, tem agora 5 participantes apenas. Na prova final de hoje, a sorte ajudou Igor Cotrim que ganhou a posição de 'fazendeiro', e com isso, a imunidade por mais uma semana.

A produção do programa divulgou nota nessa madrugada no site R7, da Record 'O ator é o último Fazendeiro da Semana do programa, pois quando restar apenas quatro peões, a formatação do reality show muda, com mais de um participante eliminado de uma só vez. Ou seja, com esse título de fazendeiro, Igor se transforma em um dos mais fortes candidatos ao prêmio de R$ 1 milhão'.

Comunidade Igor Cotrim no Orkut.
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=29689343

6 comentários:

Unknown disse...

Go IGOR GOO!!!!!!!!

Pascoal disse...

Foi uma grande luta ate agora pela permanencia do nosso querido Igor na fazenda , enfrentando desde videntes q viam a derrota de Igor em roças passadas ate blogueiras mal amadas q resolveram derramar todo seu veneno em uma pessoa q nem tem como se defender ....

By: Pascoal*-*

cyntia meyer disse...

para as comunidades que não tem união só lamento!
agora a nossa comu que tem dedicação, união, garra só pode dar nisso! igor rumo a vitória.

Vera Lucia disse...

Eu imagino que quem esteja postando no lugar do Igor seja a Nathalie.
So queria dizer que adoro o Igor, me divirto com as brincadeiras dele, dou muitas risadas.
Acho ele uma pessoa muito inteligente e determinada.
Parabens Igor, voce merece ganhar esse premio, estou torcendo muito e até ja me inscrevi no programa que vai escolher 1 ou mais pessoas (nao sei ao certo) que vão na final. Se eu for uma das escolhidas, espero te conhecer pessoalmente e te dar um abraço bem apertado.
Beijos, estamos na torcida rumo à vitória.

Lê disse...

Querido Igor,
Vc é O CARA! Vai q é tua, campeão!
Tenho absoluta certeza de q este prêmio estará em ótimas mãos e q é pouco perto de tudo o q nos presenteou: carisma, TALENTO, inteligência, humor ácido e corrosivo (realista), crítico, verdadeiro, empático, forte e até belo vc é, muito belo.
Cuide bem de vc e de todos estes atributos, onde quer q vá. Vc fez a diferença, é único.
Faz bem em expor sua bela alma, faz bem em se indignar, faz bem em se impor porque perderam o respeito por tudo. Vc não se vendeu, foi emotivo. E por isso cometeu pequenos erros acreditando em pseudos sentimentos, acontece.
Igor, vc é humano não super-herói, tem de dizer não e dar as costas muitas e muitas vezes, para poupar esforços com "causas" perdidas.
Mas é forte, mais do q imagina, foi na solidão q deu o seu melhor criativo! Os artistas têm a alma exposta como ferida. Vc é genial! (E pra ajudar é escorpiano, intenso! Sem meios têrmos).
Tenha fé em ti, vc é uma estrela. Para o alto e avante!!!

Nathalie, obrigada por compartilhar ativamente com a torcida. Muita sorte à vcs!

Luuisa disse...

Sem duvidas o Igor e o melhor !
divertido,simpatico,sincero,e muitas mais! Me divirto mtooo com ele!Gosto, e torço mto por ele!

GO IGOR GO,É O MELHOOR!